As Residências Artísticas Periféricas é um projeto de ocupação compostas por dois ciclos de residências artísticas: o primeiro entre outubro de 2025 e janeiro de 2026, e o segundo entre janeiro e abril de 2026.Em cada ciclo, três artistas serão selecionados para participar de um período de imersão de três meses, voltado ao aprofundamento de suas pesquisas e processos de criação.
O programa é voltado a artistas e coletivos que vivem e atuam nas periferias da Zona Sul de São Paulo — especialmente nos bairros Jardim São Luís, Jardim Ângela e Capão Redondo – com produções e processos de criação nas áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas, Dança e Música, que buscam fortalecer suas trajetórias e expandir suas pesquisas artísticas a partir de seus territórios.
O que é oferecido:
Cada artista ou coletivo selecionado receberá o valor de R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais), referente ao período de três meses de residência.
Quem pode participar:
O RAP é voltado a artistas e coletivos que vivem e atuam nas periferias da Zona Sul de São Paulo — especialmente nos bairros Jardim São Luís, Jardim Ângela e Capão Redondo – com produções e processos de criação nas áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas, Dança e Música, que buscam fortalecer suas trajetórias e expandir suas pesquisas artísticas a partir de seus territórios.
⏳ Inscrições: até o dia 19 de outubro de 2025
Para se inscrever, visite este link
Leia o edital completo neste link.
✉️ Dúvidas sobre inscrições, problemas na plataforma e demais dúvidas sobre o conteúdo deste chamamento serão respondidas exclusivamente pelo e-mail coordenacaofap@artenaescola.org.br
